PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
NOTÍCIA - "Consciência tem pouco controle sobre as decisões, indica nova teoria"
"A consciência pode ser bem menos poderosa do que se pensa. De acordo com a nova teoria proposta por um pesquisador da Universidade do Estado de São Francisco (SFSU), nos EUA, a consciência seria um canal passivo, e não uma força que exerce controle (...)
Da mesma forma, as informações que percebemos em nossa consciência não são criadas por processos conscientes nem são uma reação de processos conscientes. A consciência é o homem médio, e ele não trabalha tanto quanto você pensa (...) Por muito tempo pensamos que a consciência resolvia problemas e tinha muitas partes dinâmicas, mas na realidade ela é bem mais básica e estática do que isso - explica Morsella
Morsella compara a consciência à internet. A rede de computadores pode ser usada para comprar livros, pesquisar ou qualquer outra tarefa, mas quem toma as decisões é a pessoa em frente ao computador. A internet é apenas sua ferramenta (...)
COMENTÁRIO
Ao lermos esta notícia podemos verificar as semelhanças à teoria de John Watson em que defendia o behaviorismo, ou seja, considerava que o objeto de estudo era o comportamento observável e que o estudo da consciência devia ser abandono.
Podemos destacar que a consciência não trabalha tanto quanto podemos pensar e não é responsável por decisões, pois esta é estática e não resolve os problemas. Até pela comparação da Morsella podemos verificar que o comportamento é mais importante.

FILME - "Cisne Negro"
O filme retrata uma bailarina dedica a uma companhia de balé Nina, que é a escolha para o papel na apresentação em "Lago dos Cisnes". A peça requeria alguém capaz de interpretar o Cisne Branco, ou seja, a inocência e o Cisne Negro, ou seja, a sensualidade. Nina encaixava-se no Cisne Branco e Lily o Cisne Negro, as duas entram numa amizade conflituosa e Nina começa a reconhecer o seu lado negro e na obsessão pela construção do Cisne Negro acaba por destruir a sua sanidade.
COMENTÁRIO
Neste filme podemos observar a teoria de Freud sendo que o Cisne Negro é o Id (inconsciente que só se interessa pela satisfação e prazer) e o Cisne Branco o Superego que foi construído pela proteção da mãe de Nina, sendo que esta não possui Ego, daí responder a tudo o que sua mãe pede. Com a ajuda do seu professor começa a surgir a personalidade e quando o ódio pela mãe nasce descobre-se que Nina é esquizofrénica e começa a ser o cisne Negro e o Branco, tem Id e Superego.