top of page

NOTÍCIA - "Lafam apresenta bioecologia do desenvolvimento humano"

     "A palestrante explicou que no Modelo Bioecológico, o teórico Urie Bronfenbrenner faz um esforço para realçar a importância de destacar os atributos da pessoa, o papel das características pessoais no processo de desenvolvimento e não, apenas, as características do contexto, como ele havia enfatizado na Ecologia do Desenvolvimento. Neste modelo ele diz que o desenvolvimento é, na verdade, esse padrão de mudanças e permanências que acontecem em função da interação da pessoa, com suas características, em um ambiente que, também, tem características e é feito por outras pessoas. (...)

    Lília Cavalcante explicou: Primeiro, por que estudar desenvolvimento e por que estudar desenvolvimento numa perspectiva ecológica? Porque ele permite compreender as reais condições em que a criança se desenvolve. Esteja ela na família; no convívio com os pais; esteja ele em instituições de acolhimento infantil; esteja ela vivendo nas ruas; esteja ela em seu ambiente de trabalho, já que muitas crianças, infelizmente, trabalham, ou seja, o desenvolvimento ocorre a partir das características da pessoa que foram ou que são produtos também de características do ambiente. (...)

     Com base nessa explicação, a reportagem do Boletim Unicap perguntou à professora Lília Cavalcante se é verdade que as pessoas são frutos do meio? É 50% de verdade. Quer dizer, ela é produto do meio, mas faltou acrescentar que o meio é produzido também por ela. Porque ela altera também o meio, ela está em alteração contínua e o meio é feito de pessoas que são capazes de mudar. Então, desse ponto de vista, é verdade que ela é fruto, ela sofre influência do ambiente, mas a gente precisa, a todo tempo, lembrar que o ambiente é feito de pessoas que são capazes de mudar. Então, o meio, consequentemente, pode mudar. "

COMENTÁRIO

     Nesta notícia podemos retirar algumas conclusões sobre o estudo da bioecologia do desenvolvimento de Bronfenbrenner, em que os diferentes contextos em que as pessoas vivem são determinantes para a construção da personalidade de uma pessoa, e apesar de estas serem fruto do meio, o meio também é influenciado por estes.

DOCUMENTÁRIO - "Girl Rising

Neste documento podemos ver Histórias contadas de 9 garotas dos 7 aos 16 anos que vivem em países pobres e não têm oportunidade de ir à escola e assim a recebem. 

COMENTÁRIO

    Podemos ver o modelo bioecológico do desenvolvimento de Urie em que os contextos influenciam os indivíduos.

      Estas raparigas por viverem em países pobres não tinham acesso à educação, vivem de forma injustiçada, visto que todos deveriam ter acesso à educação daí terem esta oportunidade de irem à escola e encarar novas situações.

bottom of page