PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
Os diferentes contextos de existência dos indivíduos e as suas inter-relações
O ser humano desenvolve-se em função dos contextos em que se insere, o que o irá tornar único, logo por muito parecidas que sejam as vivências de duas pessoas, estas irão ser sempre distintas.
Podemos observar o exemplo de gémeos, que é o ambiente que molda a personalidade de cada um, sendo que o contexto e o indivíduo se influenciam mutuamente. A diversidade humana resulta de fatores biológicos e culturais.
Uri Bronfenbrenner criou um modelo, bioecologia do desenvolvimento humano, que permite explicar as influências bidirecionais das características biológicas e do meio ambiente no desenvolvimento de cada humano. Neste modelo, Bronfenbrenner, defende de forma muito especial os contextos, afirmando que são essências para a construção da personalidade de cada um. Estes contextos implicam a relação entre diversos sistemas que se influenciam reciprocamente. Bronfenbrenner utilizou uma metáfora, as matrioskas, conjunto de bonecas russas, para demonstrar a posição central da pessoa e as complementaridades entre os diferentes sistemas. Neste modelo são considerados quatro sistemas: o microssistema, mesossistema, exossistema e o macrossistema.
O microssistema corresponde ao ambiente que rodeia a pessoa em desenvolvimento, como por exemplo, os familiares, os amigos e a própria escola, este é marcado pela resposta às perguntas "onde estou?", "o que estou a fazer?" e "com quem estou?".
O mesossistema corresponde à interação entre dois ou mais microssistemas, relações entre família-escola ou família-amigos, por exemplo.
O exossistema corresponde à interação entre dois ou mais ambientes, sendo que um deles a pessoa em desenvolvimento não participa nele ativamente, por exemplo se o pai perder o emprego, o filho vai ser afetado indiretamente.
O macrossistema corresponde aos meios em que a pessoa se desenvolve, como por exemplo a cultura, as ideologias e a religião.


Uri Bronfenbrenner

Metáfora de Bronfenbrenner, Matrioskas
Bioecologia do desenvolvimento humano
O papel dos contextos no comportamento dos indivíduos
O desenvolvimento para Bronfenbrenner é um processo contextealizado, sendo que os contextos e os indivíduos estão constantemente a ser influenciados mutuamente. Este destacou um conjunto de processos proximais. Estas relações recíprocas são compostas por quatro fatores: o processo, a pessoa, o contexto e o tempo.
O processo é definido pelo envolvimento de uma pessoa numa atividade com interações recíprocas.
A pessoa inclui a personalidade, as disposições, os recursos e os atributos pessoais que irão afetar os relacionamentos com os outros.
O contexto é o ambiente que vai influenciar a pessoa, como o micro, o meso, o exo e o macrossitema.
O tempo influencia os contextos, pois estes modificam-se ao longo do tempo (ideia de transição).
Com estes fatores surge assim, o modelo processo-pessoa-contexto-tempo (PPCT).
