PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
O que são os processos emocionais?
Ao longo da vida surgem, a cada um de nós, problemas, obstáculos, necessidade de tomada de decisões (...) e para comunicarmos com os outros e agirmos, os processos emocionais, são essenciais para a nossa sobrevivência.
Emoção é um conceito que pode gerar várias dificuldades. Existem dois outros conceitos, Sentimento e Afeto, que geralmente são confundidos com o primeiro mencionado, mas todos os três têm significados diferentes.
Os Sentimentos podem esconder-se, ou seja, são privados, sendo que, cada indivíduo tem o controlo dos seus. Estes requerem consciência, normalmente são duráveis e ainda podem gerir emoções.
O Afeto é uma sensação, marcada por aquilo que sentimos pelo outro (pessoa/objeto), permitindo-nos gostar ou não.
Por fim podemos afirmar que as Emoções são observáveis pelos outros, podem gerar sentimentos e são involuntárias, ou seja, não requerem consciência. Nestas pode-se distinguir dois tipos, as Primárias ou Universais e as Secundárias ou Sociais. As Primárias, nascem connosco (inatas) e estão presentes em todos os indivíduos, (medo, ira, nojo, surpresa, tristeza, felicidade). As Secundárias estão ligadas à cultura, ou seja, são aprendidas ao longo da vida (ciúme, culpa, vergonha...).
Dimensões biológicas e sociais dos processos emocionais

Emoções Primárias
Cada pessoa tem as suas emoções, sendo que todas, são compostas por três componentes, que se vão manifestando de acordo com um estímulo. A Componente Cognitiva, numa primeira fase, interpreta os estímulos, por exemplo, vejo uma pessoa misteriosa na minha direção, irei ver a situação como ameaçadora, e então é a Componente Neurofisiológica que surge, englobando o sistema endócrino, simpático e parassimpático e o corpo passa a estar envolvido na resposta emocional. Duas estruturas assumem um papel importante neste processo, a amígdala e o cortéx orbitofrontal, que orienta a resposta para a Componente Comportamental, que vai levar à reação, e à proteção da pessoa desconhecida, sendo que por vezes esta reação é inconsciente. Pode ocorrer a resposta do tipo ataque ou fuga, fazendo-nos agir rapidamente.
Richard Davidson com a sua equipa fez uma descoberta após vários estudos, em que existe uma maior ativação do córtex pré-frontal direito na presença de emoções negativas e uma maior ativação do cortéx pré-frontal esquerdo na presença de emoções positivas. Este, ainda afirma que, a assimetria cerebral das emoções está ligada à motivação que cada um de nós pode ter.

Richard Davisdon
O papel dos processos emocionais na vida quotidiana
As emoções são indispensáveis, ou seja, têm uma importância relevante no nosso quotidiano. Estas ajudam-nos na concentração, na reação, na memorização, na criatividade e nas decisões que tomamos.
O conceito de Inteligência Emocional corresponde, à forma como cada indivíduo controla as respostas às suas emoções sem afetar decisões consideradas racionais, incluindo a capacidade de um indivíduo se motivar e não desistir, controlando ainda impulsos. Esta tem em si, dois tipos de inteligência, a pessoal e a social, baseados no modelo de Gardner, das inteligências múltiplas.
