PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
Trabalhar em psicologia
A psicologia é o estudo científico do comportamento e processos mentais, uma ciência com avanços contínuos. É fundamental nos dias de hoje, pois imensas pessoas os procuram para conseguirem conhecer-se melhor e compreenderem as causas do que sentem, pensam ou fazem, pois a identidade da psicologia é promover o autoconhecimento do cliente. A intervenção dos psicólogos passa por lidar com as questões de um cliente orientando para uma solução.

Os técnicos que intervêm na esfera psicológica
Um psicólogo está dotado de diversas funções ligadas ao seu trabalho, como por exemplo fazer experiências com ratos; escutar clientes deprimidos em sessões de psicoterapia ou até dar aulas a uma turma de estudantes... Contudo cada área tem a sua especificidade e daí existirem diferentes formas de intervenção e diferentes objetivos.
Os psicólogos são formados em psicologia e têm cédula certificada pela ordem dos psicólogos;
Os psiquiatras são formados em medicina e podem prescrever medicamentos e aplicar tratamentos para distúrbios mentais;
Os psicoterapeutas são formados em psicologia ou psiquiatria e o trabalho destes centra-se no tratamento das causas para os efeitos apresentados pelo cliente;
Os psicanalistas são formados em psiquiatria especializado em psicanálise.
Todos pretendem compreender as nossas mentes e de que forma adquirimos tais comportamentos.

Experiências com ratos
Os principais níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal
O trabalho de psicólogos em Portugal organiza-se em 3 categorias: prática psicológica, ensino e investigação. No que diz respeito à intervenção também distinguimos 3 formas diferentes: intervenção para a remediação, intervenção para a prevenção e a intervenção para a promoção.
A intervenção para a remediação (orientada para o passado) realiza-se na presença de uma crise, o problema já existe e o psicólogo tem de encontrar solução para mudança, esta é a intervenção mais comum e permite controlar consequências mais sérias como por exemplo agressão;
A intervenção para a intervenção (orientada para o presente) realiza-se na presença de um risco de situação de crise, normalmente é aplicada em grupos e atua para prevenir aparecimento de problemas;
A intervenção para a promoção (orientada para o futuro) realiza-se no contexto de desenvolvimento é menos frequente e procura capacitar alguém para exigências futuras.
Existem inúmeras áreas de especialização para a prática psicológica como a psicologia escolar, a de saúde, a da justiça, do desporto e áreas de investigação como a psicologia do desenvolvimento, a social e a experimental por exemplo.