PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
Elementos estruturais e funcionais básicos do sistema nervoso humano
Os neurónios são a unidade básica do sistema nervoso, sendo as células que nos permitem responder aos estímulos do meio ambiente (processar informação e agir).
Existem 3 tipos de neurónios com diferentes funções. Os neurónios sensoriais ou aferentes recolhem a informação tanto do meio externo como interno e conduzem-na ao sistema nervoso central. Os neurónios de conexão ou interneurónios permitem a interpretação da informação e os neurónios motores ou eferentes transmitem a resposta do sistema nervoso central para os músculos ou glândulas. Há uma comunicação entre neurónios que se dá através da fenda sináptica, onde a comunicação alterna a sua natureza de elétrica para química.
Funcionamento global do cérebro humano
O sistema nervoso é uma rede de comunicação organizada e complexa com um funcionamento integrado. É composto pelo Sistema Nervoso Central (SNC), sendo constituído pelo cérebro e espinal medula que são responsáveis pelo funcionamento dos nossos comportamentos. O SNC é também constituído pelo Sistema Nervoso Periférico (SNP) que através dos nervos transmite mensagens do SNC às partes do organismo. O SNP é constituído pelo Sistema Nervoso Somático (SNS) que facilita a interação com o exterior através de nervos sensoriais e motores e pelo Sistema Nervoso Autónomo (SNA) que garante o equilíbrio interno controlando assim as ações involuntárias como a nossa respiração. O SNA é ainda composto pelo Sistema Nervoso Simpático que prepara o corpo para situações de perigo e pelo Sistema Nervoso Parassimpático que acalma o corpo e ajuda com a parte simpática.
O cérebro é integrado em funções ao qual se divide em localização e laterização.
Na localização podemos destacar o cérebro primitivo (tronco cerebral e cerebelo), o cérebro superior (córtex cerebral e corpo caloso) e o cérebro intermédio (estruturas relacionadas com o sistema límbico e a formação reticular). O córtex cerebral, parte mais externa do cérebro, está dividido em áreas anatómicas (lobos) com diferentes funções. O lobo frontal com funções motoras, o lobo parietal com funções sensoriais, o lobo temporal com funções auditivas e o lobo occipital com funções visuais.
Na laterização podemos destacar as diferenças dos dois hemisférios. O hemisfério direito é encarregue da parte esquerda do corpo (criatividade e pensamento simbólico), o hemisfério esquerdo assume as funções da parte direita do corpo e ainda do pensamento lógico e competência comunicativa.

Constituição de um neurónio


Hemisfério esquerdo e direito
Relação entre o cérebro e a capacidade de adaptação e de autonomia do ser humano
O desenvolvimento do nosso cérebro tem uma capacidade de adaptação com o meio em que nos encontramos (estamos constantemente em aprendizagem, desde o nascimento até à morte). Plasticidade é o nome dado a esta adaptação, diferenciando-se em plasticidade desenvolvimental ao qual o nosso cérebro se adapta em função das experiências e aprendizagens e a função vicariante que ocorre quando o cérebro se adapta a compensar funções perdidas causadas por lesões ou doenças.
