PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
Agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas
Todos nós temos características genéticas que são transmitidas a partir dos nossos progenitores. A esta transmissão, a partir da reprodução, dá-se o nome de hereditariedade.
Cada gâmeta dos nossos progenitores (espermatozóide e óvulo) é responsável pela transmissão genética em que na sua fecundação originam o zigoto que contém 23 cromossomas em cada um deles, formando o cariótipo humano com 46 cromossomas que incluem todas as nossas características biológicas com filamentos de ADN que contem os nossos genes.
Os genes formam pares (um de cada progenitor) que se designam por alelos ao qual podem ser heterozigóticos (genes diferentes) ou homozigóticos (genes iguais) e ainda dominantes (manifestam-se em heterozigóticos) ou recessivos (manifestam-se em homozigóticos).

Cromossomas
Influências genéticas e ambientais no comportamento
Tanto a nossa genética como o meio em que vivemos influenciam o nosso comportamento.
Cada um de nós tem o seu próprio genótipo, sendo o conjunto de genes de um indivíduo que se encontra nos cromossomas e não se manifesta. Esta informação é expressa no fenótipo que corresponde às características observáveis do genótipo que resulta também com a participação do meio ambiente.
O meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento das características que nos irão tornar únicos. E a partir de estudos sobre gémeos, família e adoções podemos observar esse desenvolvimento das características em meios diferentes. o que nos vai levar a perceber que o meio é tanto ou mais importante que a genética, pois não são os genes que formam a nossa personalidade e a nossa forma comportamental, mas sim o meio ambiente onde nos inserimos.

Gémeos idênticos
Relação entre complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico
Ao longo dos anos a mudança está presenta na espécie humana. A história evolutiva da nossa espécie tem o nome de filogénese onde podemos observar desenvolvimentos como o do cérebro, que nos fez adquirir vantagens únicas. Temos também como história evolutiva de cada um de nós, que retrata o nosso desenvolvimento desde o nascimento até à morte.
Ao contrário dos animais, que nascem com um programa genético fechado (independentes), o ser humano nasce precocemente com um programa genético aberto em que não apresenta independência e necessita de ajuda adulta. Concluindo assim que este programa influencia a complexidade do ser humano onde o inacabamento biológico irá permitir uma programação mais flexível possibilitando uma maior capacidade para aprender e interagir.

Ajuda adulta (pais)