PORTFÓLIO - PSICOLOGIA B
O que são os processos conativos?
A conação significa esforço e está ligada ao conceito de motivação. Esta remete para a iniciativa da ação, ao empenho, à motivação que nos leva a agir, e à realização de desejos que estão direcionados a uma meta.
O nosso comportamento age de diferentes formas, com forças internas (motivação intrínseca) ou externas (motivação extrínseca). A intrínseca é a motivação que tenho para algo que quero fazer, como por exemplo fazer exercício para obter o corpo ideal (considerado por mim), pois eu gosto de fazer exercício. A extrínseca é a motivação que tenho para fazer algo, mesmo não gostando de o fazer, pois sei que é necessário ser feito, por exemplo ter de estudar para a disciplina de história, apesar de odiar é necessário faze-lo para completar o 12º ano.
Hierarquia de necessidades

Agir
Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, desenvolveu uma teoria ligada ao estudo das motivações, criando uma hierarquia de necessidades, organizada numa pirâmide, que inclui cinco patamares.
A base da pirâmide contém as necessidades fisiológicas que estão ligadas ao ar (respiração), comida (alimentação)... No seguinte patamar temos as necessidades de segurança, que contêm o abrigo (casa), proteção, estabilidade... No terceiro patamar, temos presente, as necessidades sociais/de afeto, sendo o amor partilhado, o apoio da família ou amigos... No quarto patamar temos as necessidades de estima, com o sucesso e a reputação perante os outros... Por fim, no último patamar, encontram-se a autorrealização , com o potencial pessoal. Os quatro primeiros patamares são chamados de necessidades de défice, que devem ser satisfeitas antes de nos podermos preocupar com o topo da pirâmide, que é a chamada necessidade de ser, só pode ser atingida quando todas as restantes estiverem garantidas.
CRÍTICAS AO MODELO DE MASLOW
Várias críticas surgiram a este modelo, ligadas principalmente ao facto de existir diversas pessoas que são capazes de deixar uma necessidade de parte, para concretizar outra. Por exemplo, existem pessoas que passam fome (necessidade fisiológica) e mesmo assim conseguem atingir as necessidades sociais/de afeto. Existem outras que, apesar de terem os dois primeiros patamares de necessidades satisfeitas, são solitárias (não têm necessidades sociais concretizadas) e mesmo assim realizam-se profissionalmente, chegando à autorrealização.

Abraham Maslow
